Não hiberno porque não quero fazer figura de urso.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Euromilhões Lisboa-Dacar’07

Que comece a aventura

Carlos Sousa (nos autos) e Hélder Rodrigues (nas motos) são os cabeças-de-cartaz portuguesesA três dias do arranque oficial dos mais de 700 concorrentes, as verificações técnicas e documentais marcam o início da 29ª nona edição do Dacar, que pela segunda vez consecutiva parte de Lisboa


Dezasseis dias e quinze etapas separam os 766 concorrentes da jornada de consagração em volta do Lago Rosa, na capital do Senegal que dá o nome à prova. Pelo segundo ano consecutivo, Portugal é o palco da partida, contando 27 equipas lusas candidatas a um lugar entre os heróis.

Apesar dos problemas com ameaças terroristas que obrigaram à alteração de uma etapa (a décima) e ao cancelamento do sector selectivo de outra (da 11ª), a organização garante a segurança de todos. Desde o momento da partida, no sábado, os concorrentes terão pela frente seis países, perfazendo quase oito mil quilómetros, mais de metade dos quais de troços cronometrados.

A navegação ganha especial relevo, com duas etapas maratona e os pontos GPS limitados.
Carlos Sousa (Team Lagos), com um Volkswagen Touareg, volta a reunir as principais atenções, surgindo entre os favoritos a um assumido top-5. Depois de ter estado muito perto de um lugar no pódio – e da vitória final – em 2003 (foi 4º), o piloto português surge este ano com uma preparação muito mais cuidada e exaustiva e com um carro mais adequado ao seu andamento.

Miguel Barbosa (Proto Dessoude), por seu turno, poderá revelar-se uma das surpresas da prova. No ano de estreia (2006) cotou-se como o segundo melhor português ao terminar na 21º posição.
Também os irmãos Francisco e Nuno Inocêncio (em Mitsubishi Pajero) apostam forte nesta aventura, depois dos problemas mecânicos sentidos na última edição. Na estrutura dos dois irmão insere-se ainda o único português a correr a solo nos carros – Ricardo Leal dos Santos -, que pretende repetir quer a experiência quer a vitória nesta categoria conseguida em 2006.

Adélio Machado (Toyota), Madalena Antas (Nissan), Paulo Marques (Toyota), Bernardo Vilar (Nissan), Lino Carapeta (Bowler) ou Rodrigo Amaral (que este ano trocou a KTM por um Bowler, depois de uma violenta queda que sofreu há um ano) já deram provas suficientes de que podem brilhar nas areias do deserto.


Rodrigues rumo à vitória

Nas motos, é o próprio Hélder Rodrigues (Bianchi Prata Competições/Vodafone) que assume o desejo de levar a sua Yamaha a um lugar de destaque à chegada ao Senegal. O nono lugar conseguido em 2006 apenas surpreendeu quem não conhecia o “Estrelinha”, antigo Campeão Mundial Junior de enduro e oito vezes Campeão Nacional. Este será o último teste antes do assalto definitivo à vitória, que Rodrigues aponta para 2008. Mas se o sucesso vier mais cedo, quem o censurará?
A acompanhá-lo estará o chefe da Equipa, Pedro Bianchi Prata, e Pedro Oliveira. Mas é do Algarve que chega a outra estrela portuguesa: Ruben Faria (SPEDakar), que se estreou com uma vitória na segunda etapa em 2006 e promete repetir a graça. Também o Campeão Nacional de motocrosse, Paulo Gonçalves (Honda) quer deixar a sua marca na prova. Nos camiões, Elisabete Jacinto (MAN) dispensa apresentações.